sábado, 30 de agosto de 2008

O QUE É POLÍTICA, SER POLÍTICO E FAZER POLÍTICA

Leonardo Sampaio
Educador Popular

Quando nos deparamos com o mundo político, o concreto da política, nos dar a entender que existem diferenças entre política, ser político e fazer política. Se não vejamos.
Política é uma ciência, é arte, é o meio de se fazer o bem comum, de cuidar, de promover a felicidade humana, de preservar o planeta.
No entanto a política é entendida pelo senso comum, apenas como um processo eleitoral para eleger pessoas com os seus devidos cargos, de: Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado, Vereador e o eleitor vota apenas para cumprir com sua obrigação com o Estado, que o obriga a ir votar. Mas tem outra categoria de eleitor que busca negociar o voto de forma individual, ou mesmo coletivo conforme o tamanho do seu curral eleitoral.
Ser político, na essência da palavra, é fazer valer os direitos dos cidadãos/ãs e o dever do Estado, conforme prever a legislação, a constituição. É ter a capacidade de envolver a sociedade e envolver-se na defesa intransigente da justiça, da equidade, da fraternidade, ou seja, é viver a construção de um mundo justo.
No senso comum, a política e o político são visto através da chamada politicagem, que corresponde às práticas exercidas como forma de alguém “se dar bem”, de se aproveitar do poder para tirar proveito próprio, de desviar o papel do Estado, de promover políticas assistencialistas, tornando as pessoas dependentes do político.
Esse tipo de político vê na política, o outro, como objeto que se transforma em voto, em mercadoria, é algo que pode dar lucro. Basta servir para elevá-lo ao poder, não importando os meios, o compromisso e muito menos a ideologia.
Fazer política exige de quem vai exercer um cargo ou mandato ter ética, compromisso, dignidade, honestidade e conhecimento do seu papel enquanto gestor.
Por tanto fazer política, no modelo econômico capitalista, no estado burguês, a palavra honestidade é sinônimo de abestado. Nessa política, o ser político, faz política com pê minúsculo, e utiliza a gestão pública para fazer corrupção, criar status, ter prestigio, ter poder, acumular riquezas, oprimir, ter influencias.
A política é feita como meio de gerar dependência, de alienar e alimentar currais eleitorais, de exercer o assistencialismo, a opressão e a exploração. A maneira de dar sustentação a essa política é manter o analfabetismo, o desemprego, falta de moradia, saúde, transporte, educação, reforma agraria.
Nesse contexto, o grande questionamento que se faz, é que ambas as formas de se ver ou fazer política e exercer cargos, exige a presença do eleitor. É ele que leva o político ao poder. E quem é esse eleitor? É um eleitorado que apenas um pequeno índice tem convicção ideológica, é consciente, sabedor do seu dever, do dever do estado, do político, da função do político, da formação cidadã.
Assim sendo, o processo eleitoral é utilizado através dos diversos meios para se chegar ao poder, ele vai variando conforme cada indivíduo, uns compram votos com moeda, os que estão no poder usam a máquina pública para fazer currais eleitorais, outros usam o poder do convencimento pessoal, coletivo e/ou ideológico.
O certo é que, através do voto, sem dinheiro, dificilmente o político honesto chega ao poder. O eleitorado é viciado, tanto no campo, quanto nas Cidades. E isso é o que facilita a classe dominante fazer seus lobes e perpetuar no poder, seja no executivo, ou legislativo.

8 comentários:

ceu disse...

Ola Doutor, professor, não sei como prefere ser tratado, li o su texto sobre "o que é a polica, politico e como fazer politica", gostei do texto, estou na faculdade de Relações Intenacionais e Diplomacia em Moçambique(Africa), meu nome é Nelsa e tenho um trabalho a fazer sobre o tema" o conceito de a politica e de o politico" agradecia se me pudesse ajudar em texto ou em indicação de obras. Os meus emails são: npessula@yahoo.com/nelyfjp@gmail.com; obrigada

Nilton Morais disse...

Bom dia Professor!
Fiquei maravilhado com o texto, da forma como foi colocada a questão da política e do ser político. Sem duvidas muito esclarecedor e de fácil compreensão! Obrigado, precisamos mais disto, Parabéns!!!

Unknown disse...

De muita valía a colocação e o bom esclarecimento.

Unknown disse...

De muita valía a colocação e o bom esclarecimento.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esclarecedor,muito obrigado!

As pessoas costumam a abominar a Política julgando ser algo ruim,bom,elas costumam a pensar nisso por causa da realidade que a gente vive,se talvez a pessoas soubessem do conceito de ser Político ou da Política do que ela é de fato,tenho certeza que as pessoas abririam os olhos e não temeriam a Política.

Exemplo de medo da política: (frase) "POLÍTICA E FUTEBOL NÃO SE DISCUTE!"

A população deste país precisa perder o medo de Política,só assim,mudaremos tudo buscando o melhor.

o mundo gira disse...

Eh Ser político no hj, quando petistas colocam nas redes sociais, após seu nome original o nome Lula com sobrenome. Para mim isto eh provocação e imposição disfarçada de direitos e democracia.

Soldado da Pátria disse...

O senhor se equivocou no último parágrafo.
Bolsonaro tá vindo aí para derrubar sua tese.